Quem tem indicação do uso contínuo do AAS?

As evidências científicas com relação ao uso do AAS na prevenção secundárias (pacientes que já tiveram infarto/AVC isquêmico) já foram demonstradas como favoráveis. Porém estudos recentes avaliaram o uso de AAS na prevenção primária (aqueles que nunca tiveram doenças cardiovasculares) . O estudo ARRIVE avaliou pacientes de risco intermediário (por exemplo: homem ≥ 55 anos … Continue lendo “Quem tem indicação do uso contínuo do AAS?”

Ler Mais

Insuficiência cardíaca:

A Insuficiência cardíaca é responsável por um grande número de internações hospitalares e mortalidade significativa, em alguns casos até maior que alguns tipos de câncer. Ela ocorre devido a um desequilíbrio dos mecanismos adaptativos do coração , levando a uma diminuição da circulação de sangue para o corpo e “congestionamento no pulmão”. Ocasionando sintomas como … Continue lendo “Insuficiência cardíaca:”

Ler Mais

Síndrome do coração partido ou cardiomiopatia de Takotsubo

Quando se ouve “Síndrome do Coração Partido”, logo se imagina que tenha relação com alguma desilusão amorosa ou algo do gênero. Entretanto, na cardiologia essa expressão tem outro significado. Trata-se de um fenômeno desencadeado por algum tipo de estresse físico ou emocional, como a perda de um ente querido, assalto, doença grave, e que atinge … Continue lendo “Síndrome do coração partido ou cardiomiopatia de Takotsubo”

Ler Mais

Quais são os riscos dos suplementos e hormônios?

A suplementação é recomendada como auxílio no ganho de massa e consequente força muscular em atletas. Mas com a popularização de academias e a busca pelo “corpo ideal” houve um aumento do consumo desses produtos por pessoas não orientadas corretamente. Devido a uma variação individual de metas e doenças (diabetes e dislipidemias que são silenciosas … Continue lendo “Quais são os riscos dos suplementos e hormônios?”

Ler Mais

Saúde da Mulher – Climatério e mudanças hormonais

Saúde da Mulher: Climatério e Mudanças Hormonais: A palavra climatério significa fase crítica e dá nome a um período realmente conturbado da vida feminina, que começa por volta dos 40 anos e se estende até a menopausa – quando não há mais ciclo menstrual. Sua principal característica são as transformações físicas e emocionais decorrentes do … Continue lendo “Saúde da Mulher – Climatério e mudanças hormonais”

Ler Mais