Afinal o que são triglicérides???

Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides , são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal. Os alimentos fornecem energia para os músculos, e quando a energia não é completamente utilizada, fica armazenada na forma de tecido adiposo (formado por células especializadas em acumular gotículas de lipídios) até que o organismo precise fazer uso dessa reserva. Aquelas gorduras da barriga ou dos quadris, por exemplo, nada mais são do que depósitos de triglicérides em excesso. Eles viajam pela corrente sanguínea acoplados a uma proteína chamada VLDL (colesterol ruim), uma lipoproteína semelhante ao HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim) que transportam o colesterol pelo sangue

Diferentes do colesterol, no entanto, os níveis de triglicérides são afetados pela quantidade de carboidratos ingeridos, e não apenas pela quantidade de gordura. Pães, massas, doces e álcool contêm açúcares que são recolhidos pelo fígado e transformados em triglicérides. Altas concentrações desses lipídios no sangue estão associadas ao acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e à aterosclerose, o que eleva o risco de infartos e outras doenças cardiovasculares. Além disso, a presença excessiva de triglicérides no organismo pode provocar alterações no fígado e no pâncreas.

Valores de referência:

  • Normal – abaixo de 150 mg/dL.
  • Moderado – entre 150 e 199 mg/dL.
  • Alto – entre 200 e 499 mg/dL.
  • Muito alto – maior ou igual a 500 mg/dL

 

Dieta para baixar os triglicerídeos

Em relação à dieta, como já referido anteriormente neste texto, pacientes com hipertrigliceridemia devem evitar alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Dê preferência a alimentos ricos em fibras, peixes e alimentos ricos em gordura insaturada e pobre em gorduras saturadas. Escolha pães, biscoitos e cereais que contenham aveia, grãos integrais, cevada, milho, arroz ou trigo como primeiro ingrediente. Dê preferência ao arroz integral e às massas à base de trigo integral. Nas bebidas, evite o álcool e prefira os refrigerantes diet. O leite deve ser desnatado.

Medicações:

Os fibratos são drogas mais específicas para reduzir níveis de triglicerídeos, podendo alcançar reduções de até 70% em alguns casos. Estas drogas, porém, não agem sobre os valores de colesterol. Se houver necessidade de associar uma estatina a um fibrato, o Fenofibrato deve ser a droga de escolhe pois apresenta menos riscos de interação medicamentosa. Suplementos ricos em óleo de peixe (ômega 3) também são efetivos para redução da hipertrigliceridemia. Para haver efeito, as doses devem ser elevadas, acima de doses 3 gramas por dia de ácido eicosapentaenoico/ácido docosaexaenoico (EPA/DHA), o que significa pelo menos 4 cápsulas por dia. Alguns pacientes não toleram doses muito altas de óleo de peixe, apresentando diarreia e cólicas abdominais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *