Síndrome do coração partido ou cardiomiopatia de Takotsubo

Quando se ouve “Síndrome do Coração Partido”, logo se imagina que tenha relação com alguma desilusão amorosa ou algo do gênero. Entretanto, na cardiologia essa expressão tem outro significado. Trata-se de um fenômeno desencadeado por algum tipo de estresse físico ou emocional, como a perda de um ente querido, assalto, doença grave, e que atinge principalmente às mulheres com mais de 50 anos. Em tais situações, a pessoa se sente como se estivesse infartando, com fortes dores no peito, falta de ar e sudorese. Porém, quando o paciente chega ao pronto-socorro, o diagnóstico não se confirma.
A síndrome foi descrita pela primeira vez por médicos japoneses na década de 90. Na ocasião, a doença foi batizada de Cardiomiopatia de Takotsubo. Há diminuição aguda de parte do ventrículo esquerdo, que deixa de se contrair. Apesar de assustar no início, doença tem um prognóstico bom, ou seja, o paciente consegue se recuperar sem maiores danos. O único problema é que aproximadamente 5% das vítimas podem sofrer com o problema novamente. Quando a pessoa passa pela situação estressante, há uma enorme liberação de adrenalina e outros hormônios que sobrecarregam o coração. Como o músculo fica contraído, ele deixa de bombear sangue momentaneamente para o corpo, por isso ela sente a dor no peito, fadiga, sintomas iguais aos do infarto.
Não é uma síndrome muito frequente, mas serve para perceber como as emoções estão relacionadas a eventos cardiovasculares. Para se ter uma ideia, indivíduos depressivos têm risco duas vezes maior de infartar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *