Quais são os riscos dos suplementos e hormônios?

A suplementação é recomendada como auxílio no ganho de massa e consequente força muscular em atletas. Mas com a popularização de academias e a busca pelo “corpo ideal” houve um aumento do consumo desses produtos por pessoas não orientadas corretamente. Devido a uma variação individual de metas e doenças (diabetes e dislipidemias que são silenciosas e podem surgir em qualquer faixa etária) , é necessário uma avaliação médica, nutricional e com Educador Físico antes de iniciar algum produto. Os mais utilizados e seus efeitos prós e contras são:

-Termogênicos: Ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal, o que favorece a queima de calorias. Compostos de pó de guaraná, pimenta, cafeína e taurina. Os que contém de efedrina são proibidos pela ANVISA. Efeitos colaterais: Taquicardia/arritmias/insônia/cefaléias/tremores/agitação

-Whey protein: Proteína isolada do soro do leite. Utilizado próximo ao treino, ajuda no ganho de massa muscular. Seu mal uso pode acarretar em ganho de peso e gases . Não deve ser utilizado em pessoas com doença renal crônica.

-Glutamina: É um aminoácido essencial e ajuda na recuperação muscular após atividade física. Pode provocar sobrecarga renal, constipação e gases.

-Creatina: Derivada a partir de 3 aminoácidos : arginina , glicina e metionina. Sua função é aumentar a massa e força muscular através da maior disponibilização de ATP (energia). Principais efeitos colaterais: Retenção de líquido e cãibras. Não deve ser utilizado em pessoas com doença renal crônica.

-BCAA: Composto por aminoácidos: valina, leucina e isoleucina. Auxilia no ganho de massa muscular. Pode causar sobrecarga renal, constipação e gases.

-L-Arginina: Aminoácido não essencial encontrado nas carnes, leites e ovos. Faz vasodilatação aumento o aporte de nutrientes para o tecido muscular em atividade. Uso excessivo pode levar ao efeito contrário – vasoconstrição e conseguinte aumento de pressão arterial.

-Maltodextrina/dextrose: Carboidrato de absorção lenta extraído do amido do milho. Disponibiliza mais energia para as células musculares devido ao aumento da glicemia. Pode ocorrer ganho de peso e surgimento de acne.

– Eletrólitos : Usados na reposição de sais minerais após atividades físicas intensas (hidratantes ricos em sódio). Pode aumentar a pressão arterial devido ao sódio.

-Testosterona: Hormônio que acelera o ganho de massa muscular (Anabolizante) , popularmente conhecido como “Bomba” . Pode causar infertilidade, disfunção hepática e renal. Em mulheres pode haver masculinização : crescimento de pelos em locais inadequados, aumento do clitóris, engrossamento das cordas vocais, calvice e desregulação da menstruação. Quando há sobrecarga de testosterona no homem ocorre aumento de estrogênio (hormônio feminino) como forma de compensação, podendo causar : Impotência sexual , aumento de mamas e hipogonadismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *