Você sabe o que é Síncope Vaso-vagal?

A Síncope (desmaio) é definida como perda transitória da consciência devido ao baixo fluxo sanguíneo cerebral , com recuperação rápida e espontânea. Acometendo mais mulheres jovens, cardiopatas e idosos.

Os sintomas que podem preceder as crises são: Escurecimento visual, fraqueza , tonturas, palidez , sudorese e incapacidade de se manter em pé.  Fatores como calor excessivo, desidratação, náuseas, ficar muito tempo em pé , falta de ventilação ,dores fortes, micção, defecação, jejum prolongado e emoções intensas podem precipitar a crise. Em idosos ficar atento ao uso de diuréticos .

A causa mais comum é a mediada pelo sistema nervoso – síncope vaso-vagal , ocorre quando há uma ativação excessiva adrenérgica (ex: medo,estresse e dor) desencadeando um reflexo parassímpatico aumentado e consequentemente uma queda súbita da pressão e frequência cardíaca podendo ocasionar o desmaio.  Apesar de ser uma condição benigna, algumas vezes pode ter um difícil controle , podendo levar a queda com fratura de crânio .

O tratamento consiste em manter uma boa hidratação (ingesta de água maior que 2 litros por dia) e aumento da ingestão de sódio (em paciente sem restrições médicas), junto a medidas comportamentais como atividade física supervisionada, redução de estresse, dormir bem, alimentação saudável e uso de meias elásticas compressivas . Em casos refratários e de risco utilizamos corticóides e mesmo Marca-Passo pode ser indicado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *